Se você curte arte de rua, em algum momento da sua vida certamente já ouviu falar de Banksy, um grafiteiro que surgiu no finalzinho dos anos 90 e que esconde sua verdadeira identidade até hoje. Várias teorias envolvendo o homem por trás das artes de protesto contra guerras e o capitalismo já sairam por ai, porém, somente agora, parece que estamos mais perto de saber quem ele realmente é.

Durante uma entrevista do DJ inglês Goldie à um podcast, ele pode ter deixado “escapar” uma informação muito importante em toda essa investigação: “Coloque em uma camiseta, escreva ‘Banksy’ e estamos feitos. Podemos vender (…) Sem ofensa a Robert, o acho um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo”, disse.

VEJA:   Tarsila do Amaral ganha exposição no MoMA em Nova York

Mas quem seria “Robert”? Tudo indica que esse “Robert” seja o músico Robert Del Naja, da banda Massive Attack, amigo do DJ desde os anos 80.

No final do ano passado, um jornalista passou cinco meses em busca de informações sobre a identidade do cara, e afirmou, na época, que Banksy seria um grupo de artistas liderados por Del Naja.

Quer mais algumas curiosidades pra confirmar as suposições? Del Naja, que é conhecido como 3D, já foi grafiteiro antes de entrar para a banda e a época em que o Massive Attack começou a fazer sucesso coincide com o aparecimento de Banksy.

E você o que acha?