Na época de lançamento do filme Pantera Negra, muito se falou sobre a representatividade negra nos cinemas, principalmente nas produções sobre super-heróis. O longa também serviu de inspiração para trabalhos acadêmicos de muitas pessoas, como no caso de Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva.

Realizado como Trabalho de Conclusão de Curso, dentro de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), a monografia com mais de 150 páginas analisa a representatividade negra e seu impacto social e comercial na comunicação do filme.

Através de uma ampla pesquisa bibliográfica, que inclui autores renomados e os principais sites de cultura pop da atualidade, pôde-se analisar tal impacto, assim como levantar a relevância comercial do filme para a indústria cinematográfica, compreender sua importância dentro de uma perspectiva social e verificar a pertinência do uso da cultura afro-americana em sua comunicação reverberada no espaço digital.

VEJA:   A teoria das ilusões em La La Land

Rodrigo recebeu nota máxima e conseguiu publicar seu trabalho pela Editora Simplíssimo. O e-book Panther is the New Black está presente nas principais livrarias online, como Amazon, Saraiva, Google Play e Livraria Cultura, e custa um valor simbólico de R$ 4.