Somente no Brasil, existem quase dez milhões de pessoas surdas, sendo que boa parte desse número são de crianças. Pensando em ajudar essa parcela da população a ter acesso ao entretenimento, o desenhista Paulo Henrique dos Santos desenvolveu o primeiro desenho animado totalmente em Libras.

“Min e as Mãozinhas” foi lançado no YouTube e foi pensado para crianças surdas entre três e seis anos de idade. Além de contribuir para a representatividade, o desenho também ensina alguns sinais, a cada episódio.

Paulo, que já trabalha com animação há cerca de sete anos, criou o piloto sem nenhum tipo de patrocínio. Ele conta que a ideia do projeto surgiu depois que precisou se comunicar com uma pessoa surda, mas não conseguiu, pois não sabia Libras.

VEJA:   Grafiteiras repintam muro em São Paulo para homenagear a seleção feminina de futebol

O primeiro episódio de Min e as Mãozinhas chegou no YouTube no dia 26 de setembro, dia em que se comemora o Dia do Surdo. Até agora, já são quase 400 mil visualizações e mais de mil comentários. A maioria das mensagens são de pais e mães de crianças surdas, que adoraram a iniciativa.

Se conseguir mais dinheiro, Paulo quer lançar mais 13 capítulos para a primeira temporada da animação. Para isso, criou uma campanha de financiamento coletivo no site Apoia.se, onde podem ser feitas doações a partir de R$ 1.

Assista abaixo ao primeiro episódio.