A premiada atriz Lupita Nyong’o, conhecida por filmes como “12 Anos de Escravidão” e “Pantera Negra”, vai lançar seu primeiro livro infantil, “Sulwe”. Ele é ilustrado por Vashti Harrison e chegará ao Brasil pela editora Rocco ainda este ano.

Sulwe, que significa ‘estrela’ em Luo, é uma menina com pele da cor da meia-noite, mais escura que qualquer um de seus familiares e amigos.  Com isso, ela começa a desejar ficar mais parecida com sua mãe e irmã. Só que uma aventura mágica no céu noturno vai abrir seus olhos e mudar toda a sua vida.

A atriz inspirou-se nas próprias experiências para escrever o livro, que traz discussões sobre a valorização da beleza própria desde a infância. Ela já contou diversas vezes sobre o racismo que sofreu e sobre a dificuldade que tinha, quando era criança, de aceitar a cor de sua pele.

“Eu fui muito provocada sobre minha pele da cor da noite e meu único pedido a Deus era acordar com a pele mais clara. Eu acordava e ficava tão animada para ver minha nova pele, que eu me recusava a olhar para mim mesma até que estivesse em frente a um espelho, porque eu queria ver meu rosto primeiro. A cada manhã, eu experimentava a mesma decepção de continuar tão escura quanto no dia anterior”, revelou em entrevista ao The New York Times.

VEJA:   Distância geográfica e emocional em Encontros e Desencontros

A protagonista do livro vai aprender desde cedo que a beleza não tem cor. “Ela aprende coisas que nós aprendemos quando somos crianças e passamos a vida inteira tentando desaprender. Essa é uma história para os pequenos, mas, não importa a idade do leitor, eu espero que sirva como uma inspiração para todos andarem com felicidade em sua própria pele”, completou.