Desde 2007, a Apple realiza anualmente um concurso para premiar as melhores fotografias tiradas com iPhones. Além de valorizar o talento dos consumidores, a marca também aproveita para divulgar a qualidade das câmeras dos seus aparelhos.

São escolhidos três vencedores para cada uma das 18 categorias (animais, arquitetura, flora, paisagem, abstrato…). Eles recebem barras de ouro e de paládio, produtos da marca, certificados e divulgação em vários canais, incluindo outdoors.

Além da categoria principal, o concurso também tem subcategorias para premiar os melhores retratos, panoramas, entre outras. Nessa edição, o “Grand Prize” foi para a italiana Gabriella Gigliano, com a foto “Big Sister”, clicada por um iPhone X em Zanzibar (Tanzânia).

“No ano passado, passei um mês em Wasa, na Tanzânia, dando aulas para jovens curiosos e incríveis. Antes de voltar para a Itália paramos em Zanzibar, onde esta foto foi tirada. Eu ainda me pergunto como eu consegui capturar esse momento em toda a sua beleza. Eu estava apenas observando, a poucos metros deles, mas eles provavelmente estavam mais curiosos sobre mim do que eu sobre eles, e talvez tenha sido por isso que a garota estava olhando para mim”.

Já o primeiro lugar da categoria “Fotógrafo do Ano” foi para o português Diogo Lage, que registrou “Sea Stripes” com um iPhone SE na Praia de Santa Rita, em Portugal.

“A foto ‘Sea Stripes’ foi tirada na Praia de Santa Rita, em Portugal, onde as tendas de praia listradas são muito típicas e caracterizam as pequenas aldeias de verão. Com esse clima de praia, um banhista ao longe incorpora esse espírito em uma camisa listrada”.

O fotógrafo brasileiro Gabriel Ribeiro levou o terceiro lugar na categoria “Notícias/Eventos” com “Oração de Casamento”, capturada com um iPhone 8 na cidade de Dourados (Mato Grosso do Sul).

“Fotografei este casamento com meu pai em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Durante a cerimônia religiosa, cada pessoa se ajoelha para realizar uma oração com todos os presentes, a fim de abençoar o casamento”.

Confira abaixo algumas das melhores fotografias. Para conhecer todos os fotógrafos vencedores, visite o site dos IPPAWARDS.

Yuliya Ibraeva, Rússia.

Peng Hao, China.

Mona Jumaan, Bahrein