Ainda hoje, quase 25 anos após sua morte, Renato Russo ainda possui uma legião de fãs espalhados pelo Brasil. São pessoas que acompanhavam o seu trabalho e o do Legião Urbana desde aquela época e jovens que conheceram suas músicas tardiamente, mas, mesmo assim, se identificam com as letras do compositor.

Acompanhe com a gente, 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o grande poeta.

1. Renato Russo, certa vez colocou uma bola de sorvete de morango no nariz, para brincar que era um palhaço, e foi atacado por um labrador.

2. Renato Russo também foi professor de inglês.

3. Renato Russo escreveu a música Índios após ter cortado os pulsos numa tentativa de suicídio (por isso “…eu quis o perigo e até sangrei sozinho…”.

4. O corpo de Renato foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

renato russo

5. Renato possuia três pinos de platina na bacia devido a uma doença óssea que ele enfrentou na adolescência.

6. Mesmo com o fim, a Legião ainda é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano.

VEJA:   Grito feminino: Haim

7. Renato Manfredini Júnior inspirou-se nos filósofos Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russel, e também no cineasta Ken Russel para escolher seu nome artístico: Renato Russo.

8. Depois de um show muito conturbado onde houve pancadaria e muitos feridos, Renato prometeu nunca mais fazer um show em Brasília, e foi o que aconteceu. Alguns fãs colocaram frases nos muros da cidade “Legião, não volte mais!” e não voltou mesmo.

9. Eduardo e Mônica eram amigos de Renato na época que ele fez a música, claramente baseada no romance desse casal. “E a nossa amizade dá saudade no verão…”

10. Aos 15 anos, Renato sofreu de uma doença rara chamada Epifiólise, que tira os movimentos das pernas. A doença durou dois anos e neste período Renato estudou e leu muito. Em 1977, Renato passou direto no vestibular para jornalismo.

Fontes: Letras.com.brEckzem