O poeta, escritor, cantor e compositor Cazuza é o nosso homenageado de hoje. Vamos conhecer 10 fatos que provavelmente você não conhecia sobre esse grande artista brasileiro.

1. O nome verdadeiro de Cazuza era Agenor de Miranda Araújo Neto. A palavra “Cazuza” quer dizer, no Nordeste, moleque. Já o dicionário a define como “vespídeo solitário, de ferroada dolorosa”.

2. Cazuza só passou a gostar de seu nome (Agenor de Miranda Araújo) quando descobriu que seu compositor predileto (Cartola) também chamava-se Agenor.

3. Cazuza compôs a música Codinome Beija-Flor enquanto estava deitado em uma maca de hospital e confundiu uma andorinha com um beija-flor. Ele chegou pensar em mudar o nome para Codinome-Andorinha, nunca levou a ideia adiante.

4. Antes de tentar a carreira artística, Cazuza prestou vestibular para o curso de Comunicação Social. Aprovado, abandonou a faculdade com menos de um mês de aulas. Ele também realizou um curso de fotografia de sete meses na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos.

5. Inicialmente, o título do filme sobre Cazuza seria “Eu Preciso Dizer que Te Amo”.

VEJA:   A luta contra velhos estigmas em O Pagamento Final

6. Dez por cento da bilheteria do filme “Cazuza- O Tempo não Pára” foi destinada à Sociedade Viva Cazuza, que pesquisa e ajuda vítimas da Aids.

cazuza

7. Daniel Oliveira usou de lente de contato e teve que emagrecer 11 quilos, para o papel. Perdeu os 11 quilos em três semanas em um regime radical – em casa e num Spa.

8. O pátio de um condomínio na Epitácio Pessoa, na Lagoa, foi utilizado para recriar o palco improvisado do primeiro show do Barão Vermelho, que na realidade ocorreu em 82 na Barra.

9. Antes de começar as filmagens de Cazuza, Emílio de Mello quis conhecer Ezequiel Neves, sua personagem no filme e parceiro de longa data de Cazuza. Um contato que chegou a render eventuais mexidas no roteiro, aprovadas pela diretora Sandra Werneck.

10. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.

Fontes: Letras.com.br, Trechos de músicas – Renato Russo e Cazuza